About Me

A minha foto
Poeta por inspiração e imposição da alma... Uma pessoa simples, que vive a vida como se fosse a letra de uma canção, o enredo de um filme, a preparação para uma vida superior, à espera da eternidade e do encontro com o Criador.

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

A "Presidenta"


Ao longo destes anos em que Dilma Rousseff tem presidido e conduzido o destino da República Federativa do Brasil, eu lia a palavra "presidenta" e sorria. Coisas de analfabetos ou pessoas distraídas, considerava eu.
Lia a palavra principalmente na net, um local facilmente acessível por parte de toda a gente: culta, educada ou nada disso. Eu achava piada e condescendia, afinal há tanta gente a cometer erros de linguagem e escrita, quiçá eu também, que nem dava importância. E com a introdução do novo AO a coisa piorou, com muitos portugueses aderentes a escreverem do mesmo modo que os brasileiros, o que é um perfeito desconhecimento do dito.
Mas hoje foi diferente. Hoje ouvi a palavra da boca da própria Dilma. Ela disse, depois de ter sido ontem reeleita, que será a Presidenta de todos os brasileiros. Isto é grave, gravíssimo. O Brasil tem uma presidente inculta, ignorante ou apenas alguém que é o retratto do próprio país?
Dilma será a Presidenta. Será que também terá assistentas? E agentas policiais a protegê-la?
E o pior é que o Blogger, onde estou a escrever esta mensagem diretamente, não dá sinais de erro em presidenta (mas já o faz para assistenta e agenta).
A palavra presidente não tem feminino ou masculino, seja em que Acordo Ortográfico for.
Diz-se a presidente, a assistente, a agente.
No Brasil fala-se Português. Com nuances, com sotaques, com diferenças. Mas esta regra vale tanto lá como aqui: Dilma é a Presidente do Brasil.

5 comentários:

✿ chica disse...

Não é apenas o PRESIDENTA que está errado. A reeleição também! Pena! bjs, chica

Bia Hain disse...

Olá, Felipa! A cultura precisa começar pelo topo, e sem dúvida esse foi um deslize gravíssimo, ainda que estivesse no calor do momento. E concordo com a Chica. Um abraço!

Ana Paula disse...

Típico do autoritarismo - muda-se, inventa-se uma lei para o próprio favorecimento:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12605.htm

Que feio hein Presidente Dilma.

Ana Paula disse...

Felipa, não resisti a trazer essa excelente crônica do Ferreira Gullar

http://www1.folha.uol.com.br/colunas/ferreiragullar/2014/09/1511365-quem-manda-sou-eu.shtml

Beijo!

Bia Hain disse...

Oi, Felipa, como vai?
Passei para desejar um Feliz Natal, que 2015 seja abençoado! Um abraço, tudo de bom!