About Me

A minha foto
Poeta por inspiração e imposição da alma... Uma pessoa simples, que vive a vida como se fosse a letra de uma canção, o enredo de um filme, a preparação para uma vida superior, à espera da eternidade e do encontro com o Criador.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Natal também para eles

Sabem onde tirei estas fotos?







No cemitério da minha freguesia. 
Há um grande culto aos mortos, digamos assim, na minha terra, e por isso põem-se flores nas sepulturas todas as semanas. No Natal há quem faça estas coisas lindas, para que os que partiram também tenham o seu pedacinho de Natal.

9 comentários:

Maria Luiza disse...

Felipa, que emocionante! Nossa, que respeito e amor aos mortos! Gostei muito de saber isso. Obrigada por vc ter partilhado! Eu achei que só no México faziam as reverências assim festivas! E ficam lá, sem ninguém mexer ou furtar? Que bacana! Beijos!

AnaCristina disse...

muito lindas as imagens, ainda que eu, particularmente, ache "estranho" o lugar....coloquei estranho entre aspas porque nao sei se essa seria a palavra certa para definir meu pensamento sobre esse costume....lembrando que respeito, mas acho que nao compreendo muito bem.

✿ chica disse...

Puxa, nunca imaginaria que fosse num cemitério... Lindos!!beijos,chica

Gracita disse...

Oi Felipa. Belas fotos, um pouco estranho fazer uma decoração tão linda num cemitério mas cada sabe a melhor forma de vivenciar o natal. Beijos de bom dia.
Gracita

Jorge Noro disse...

Óptima compilação!
Ao contrário de algumas opiniões, estranho não, pois eu vejo o cemitério como um lugar de repouso e respeito. É lá que se encontrão gerações e antepassados, histórias de amor e tristeza, vidas alegres e vidas de sacrifício. Tudo isto se encontra lá, fazendo do cemitério um local óptimo de reflexão e paz. Tenho orgulho de poder dizer que essa tradição é também bem viva na minha freguesia.
Estas pessoas que outrora caminharam pelos mesmos caminhos que nós, são as nossas raízes, a base da nossa existência. Honrá-los desta maneira, dando-lhes um bocadinho de Natal, é uma óptima forma de demonstrar o respeito que lhes tinha-mos enquanto caminharam ao nosso lado.
Parabéns Felipa, mais um belo trabalho!

Ayu Maselli disse...

Cara Felipa,

ma che bel culto,interesante e importante.
culto dei morti per le anime.
Con tutti i fiori e le candele..meraviglia.
sai... non ero cristiana ma adesso si.per me queste cose sono meravigliose.
un abbraccio forte

Bia Hain disse...

Felipa, que costume interessante! Gosto de visitar o cemitério, sabemos que a alma já partiu mas ainda assim sinto como se um pouco da pessoa ainda estivesse ali. Lindos arranjos e imagens. Aproveito para desejar um novo ano maravilhoso, colorido, especial. Um abraço, feliz 2013!

Ailime disse...

Felipa, fiquei simplesmente emocionada com o carinho com que homenageiam os que partiram! Costumo colocar uma Flor de Natal na campa no meu cunhado que estimava muito! Beijinhos Ailime

patty disse...

Oi Felipa. Acho que a Ana Cristina achou estranho pq, como eu, nunca tinha visto algo assim. Muito lindo. Bjs.