About Me

A minha foto
Poeta por inspiração e imposição da alma... Uma pessoa simples, que vive a vida como se fosse a letra de uma canção, o enredo de um filme, a preparação para uma vida superior, à espera da eternidade e do encontro com o Criador.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Natal também para eles

Sabem onde tirei estas fotos?







No cemitério da minha freguesia. 
Há um grande culto aos mortos, digamos assim, na minha terra, e por isso põem-se flores nas sepulturas todas as semanas. No Natal há quem faça estas coisas lindas, para que os que partiram também tenham o seu pedacinho de Natal.

9 comentários:

Maria Luiza disse...

Felipa, que emocionante! Nossa, que respeito e amor aos mortos! Gostei muito de saber isso. Obrigada por vc ter partilhado! Eu achei que só no México faziam as reverências assim festivas! E ficam lá, sem ninguém mexer ou furtar? Que bacana! Beijos!

AnaCristina disse...

muito lindas as imagens, ainda que eu, particularmente, ache "estranho" o lugar....coloquei estranho entre aspas porque nao sei se essa seria a palavra certa para definir meu pensamento sobre esse costume....lembrando que respeito, mas acho que nao compreendo muito bem.

chica disse...

Puxa, nunca imaginaria que fosse num cemitério... Lindos!!beijos,chica

Anónimo disse...

Oi Felipa. Belas fotos, um pouco estranho fazer uma decoração tão linda num cemitério mas cada sabe a melhor forma de vivenciar o natal. Beijos de bom dia.
Gracita

Jorge Noro disse...

Óptima compilação!
Ao contrário de algumas opiniões, estranho não, pois eu vejo o cemitério como um lugar de repouso e respeito. É lá que se encontrão gerações e antepassados, histórias de amor e tristeza, vidas alegres e vidas de sacrifício. Tudo isto se encontra lá, fazendo do cemitério um local óptimo de reflexão e paz. Tenho orgulho de poder dizer que essa tradição é também bem viva na minha freguesia.
Estas pessoas que outrora caminharam pelos mesmos caminhos que nós, são as nossas raízes, a base da nossa existência. Honrá-los desta maneira, dando-lhes um bocadinho de Natal, é uma óptima forma de demonstrar o respeito que lhes tinha-mos enquanto caminharam ao nosso lado.
Parabéns Felipa, mais um belo trabalho!

Hayu Maselli disse...

Cara Felipa,

ma che bel culto,interesante e importante.
culto dei morti per le anime.
Con tutti i fiori e le candele..meraviglia.
sai... non ero cristiana ma adesso si.per me queste cose sono meravigliose.
un abbraccio forte

Vane M. disse...

Felipa, que costume interessante! Gosto de visitar o cemitério, sabemos que a alma já partiu mas ainda assim sinto como se um pouco da pessoa ainda estivesse ali. Lindos arranjos e imagens. Aproveito para desejar um novo ano maravilhoso, colorido, especial. Um abraço, feliz 2013!

Ailime disse...

Felipa, fiquei simplesmente emocionada com o carinho com que homenageiam os que partiram! Costumo colocar uma Flor de Natal na campa no meu cunhado que estimava muito! Beijinhos Ailime

Patty disse...

Oi Felipa. Acho que a Ana Cristina achou estranho pq, como eu, nunca tinha visto algo assim. Muito lindo. Bjs.