About Me

A minha foto
Poeta por inspiração e imposição da alma... Uma pessoa simples, que vive a vida como se fosse a letra de uma canção, o enredo de um filme, a preparação para uma vida superior, à espera da eternidade e do encontro com o Criador.

sábado, 12 de janeiro de 2013

PHOTOHUNT - Celebração

Feira Medieval no Monte do Castelo, para celebrar a festa em honra de Nossa Senhora dos Emigrantes


Em Portugal são muito comuns, mal chegam os meses de verão, as festas e romarias para honrar Nossa Senhora, os santos católicos ou Nosso Senhor Jesus Cristo, sob vários títulos. Normalmente duram três ou mais dias, havendo espetáculos musicais ou outros, procissões e outras cerimónias religiosas.


Em 2011 a Comissão de Festas de Nossa Senhora dos Emigrantes, de Castelo do Neiva - Viana do Castelo, resolveu aproveitar o cenário em que a festa decorria, o Monte do Castelo, para promover uma feira medieval, justificando-se com as tradições da terra e a existência, em séculos há muito idos, de um castelo neste monte que foi pertença de D. Nuno Álvares Pereira, Condestável do reino de Portugal e mais tarde São Nuno de Santa Maria, o maior dos homens que Portugal já conheceu.


A feira realizou-se no segundo fim de semana de agosto de 2011.
Em 2012 a feira voltou a realizar-se, devido ao êxito alcançado no ano anterior. 
Com teatros de rua, danças medievais, demonstração de habilidades de aves de rapina, "queima" da bruxa, procissões medievais com cânticos gregorianos e outras atividades, garantiu-se animação durante dois dias, sábado e domingo.


Havia toda uma variedade de petiscos à venda, desde porco no espeto a chouriço assado, polvo, febras ou bifanas, doçaria regional e bebidas com bastante espírito, a que os vendedores davam nomes estranhos para ficarem mais medievais :)


Havia à venda artesanato de todo o tipo: sabão, artigos em ferro, artigos em barro, sapatos, tapeçarias, artigos em madeira, etc.


Mas a parte religiosa não ficou esquecida...


Espero que este ano volte a realizar-se :)


Esta é a minha participação desta semana em PHOTOHUNT.


10 comentários:

Vane M. disse...

Oi, Felipa. Eu vi esses tempos algo sobre essa festa na tv, me pareceu muito interessante! Parece que a pessoa está em outro tempo! Gosto dos rituais de preservação da cultura. Um abraço!

Sandi @the WhistleStop Cafe disse...

That looks like a real festival.
I always celebrate when you join us for the PhotoHunt ~:-)
Sandi

AnaCristina disse...

adoro castelos e historias de princesas que passavam os dias bordando!

Ailime disse...

Boa noite Felipa, belíssimas fotos dessa Feia Medieval. São bem interessantes. Em Junho passado também passei por uma um pouco mais pequena e gostei imenso! Beijinhos. Ailime
(Penso que vi na televisão essa feira:))

chica disse...

Interessante celebração.Lindas fotos!beijos praianos,chica

YTSL disse...

The fair looks like it's a lot of fun! :)

Hayu Maselli disse...

Dearest Felipa,

Medieval Gregorian Chant????..Oh my God, I love listening gregorian chant always in my handphone ;)
So beautiful medieval festive. They organized very well. I can see many things such amazing.
wishing you a nice week
hugs

Zizi Santos disse...

Felipa
que bom você trazer essa feira para conhecermos.
O que são febras ou bifanas? algum tipo de carne?
esse vocabulário não conheço.
Muito lindas as fotos sobre a festa em honra a Santa.
gostei bastante
beijos
Zizi

Felipa Monteverde disse...

Zizi, febras são o correspondente ao bife, mas com carne de porco. Bifanas é a carne de porco em tiras estreitas estufadas na panela, com molho, para comer no pão.
Beijinho

Patty disse...

Que legal! Você me avisa com antecedência quando se realizará a próxima? Gostaria de ir, se a minha agenda permitir, claro. Esse tipo de festa, por óbvio, não temos por aqui. Quero dizer, nada que remeta a um tempo tão antigo. Bjs.